Logística Frigorificada: entenda mais sobre

Logística Frigorificada: entenda mais sobre

A logística frigorificada é um trabalho do qual a CAP Logística faz, a partir de uma série de regulamentações e práticas recomendadas para manter a temperatura e a integridade dos produtos de nossos clientes.

 

Quer entender mais sobre o nosso trabalho e descobrir como podemos contribuir em seu negócio?

O que é a Logística Frigorificada?

Utilizada em uma variedade múltipla de setores industriais, a logística frigorificada envolve a movimentação de mercadorias em ambientes com temperatura controlada. Quando fabricantes, empresas e varejistas precisam distribuir ou reabastecer mercadorias perecíveis ou sensíveis, a logística com temperatura controlada é necessária.

 

Para atuar no ramo de logística frigorificada de maneira qualificada, a CAP Logística obteve e mantêm em dias licenças específicas dos mais variados órgãos e cumprimos inúmeras exigências para que o nosso trabalho seja voltado para a excelência e satisfação de todos os nossos clientes.  O órgão que regulamenta nossa atividade é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a sigla de SIF (Sistema de inspeção Federal). As licenças municipais e estaduais são obrigatórias para qualquer segmento.

 

Afinal, existe ainda muita confusão envolvendo os termos de transporte. A logística frigorificada engloba todo tipo de movimentação interna e transporte sob temperatura controlada. Transporte refrigerado é uma temperatura de refrigeração que mantém os produtos congelados ou resfriados. A logistica frigorificada é tudo o que envolve a movimentação desses produtos, desde a fabricação, congelamento, carregamento, transporte, armazém frigorificado e entrega no cliente final. Enquanto o transporte refrigerado geralmente envolve manter as mercadorias resfriadas quando estas estão sendo movidas, a logística frigorificada é muito mais complicada do que isso. Quando as mercadorias precisam ser movidas em um ambiente com temperatura controlada, geralmente há uma temperatura específica na qual as mercadorias devem ser mantidas.

 

O fornecimento do serviço de logística frigorificada confiável requer uma ampla gama de equipamentos, um conhecimento profundo da legislação que rege este tipo de transporte, conhecimento detalhado das restrições e alto grau de inovação para sempre se manter como o melhor atendimento do setor – como a CAP Logística atua!

 

Ao mover mercadorias com temperatura controlada da origem ao destino, elas podem passar por vários ambientes e climas diferentes. Como as condições climáticas externas podem impactar o interior do veículo, são utilizados sistemas robustos de controle de temperatura.

Quem busca uma empresa de logística frigorificada?

Múltiplos segmentos se beneficiam de contratar uma empresa de logística frigorificada como a CAP. Mesmo que o pensamento de diversos empresários costume ligar a logística frigorificada exclusiva para o setor de alimentos (visto que este precisa a garantia de alta qualidade do produto para o seu consumidor final), outras indústrias fazem uso do nosso serviço, tais como:

 

  • Insumos diversos
  • Indústria química; 
  • Farmacêutica; 
  • Produtos de cuidado pessoal e higiene; 

 

Mas, se você tem dúvidas ainda sobre como a indústria de alimentos pode se beneficiar de ter seu transporte nas mãos da CAP Logística frigorificada, produtos como os abaixo geralmente requerem temperatura controlada para serem transportados: 

 

  • Frutas e Vegetais frescos; 
  • Frutos do mar; 
  • Laticínios; 
  • Alimentos congelados e refeições prontas refrigeradas; 
  • Alimentos frescos pré-preparados; 

 

Ainda existem outros tipos de mercadorias como remédios, voláteis, produtos de tabaco que também requerem cuidados em um transporte refrigerado.

Equipamentos fundamentais 

Como mostramos, múltiplos setores podem se beneficiar da logística frigorificada. Por isso, oferecer um serviço completo, que implemente ferramentas específicas para a segurança, boa movimentação, armazenamento e transporte de suas mercadorias, é essencial. 

 

Alguns dos equipamentos utilizados pela CAP Logística incluem:

  • baús isotérmicos para garantia da temperatura correta interna nos veículos de transporte;
  • indicadores de temperatura para medir a temperatura dos locais em que estas mercadorias se encontram;
  • placas eutéticas a partir de chapas de aço capazes de diminuir a temperatura de um ambiente ao nível de congelamento;
  • equipamentos de proteção individual, obrigatórios para a segurança dos colaboradores e realização de todas as atividades em ambiente frigorífico, como armazéns e outros;
  • equipamentos de geração de frio; projetados para proporcionar grande economia de energia com alta confiabilidade;

 

Notou só como a logística frigorificada requer atenção, equipamentos e uma equipe que entenda corretamente do assunto? 

 

Não deixe de contar com o time da CAP Logística para aprimorar o transporte de seus materiais. Sua empresa nunca será pega de surpresa quando o assunto for transporte de qualidade, segurança na entrega e logística tecnológica de verdade. 

 

Acesse e saiba mais

Open chat