A localização dos galpões influencia o processo logístico?

A localização dos galpões influencia o processo logístico?

Quando se trata de logística, surge uma dúvida: a localização dos galpões influencia o processo logístico?

 

Na realidade, esse é um questionamento válido quando percebemos diversos fatores, inclusive a localização, como grandes influenciadores do processo. Mas, é claro, hoje discutiremos sobre eles e principalmente sobre como a CAP Logística entende a nossa localização como um fator crucial para entregar o melhor serviço.

 

Continue sua leitura conosco:

A localização dos galpões influencia o processo logístico?

O armazenamento, nos dias de hoje, tornou-se um dos facilitadores mais importantes para uma rede de cadeia de abastecimento global eficaz. Hoje, várias dimensões da cadeia de abastecimento, como flexibilidade, prazos de entrega mais curtos e, ao mesmo tempo, a lucratividade corporativa são facilmente alcançadas por meio de armazenamento, transformando negócios em empreendimentos lucrativos e, portanto, maximizando lucros.

 

Assim, muitos fatores devem ser levados em consideração quando falamos sobre a localização dos galpões na logística. Desde os requisitos de armazenagem, disponibilidade de mão de obra, métodos de distribuição e, um dos mais importantes: a localização estratégica do galpão.

 

Mas, por que ela é tão importante?

Ao escolher o local de nosso armazém, imaginamos como sua localização seria estratégica e beneficiaria por completo nossos clientes. Afinal, é comprovado por  pesquisas como um depósito estrategicamente posicionado auxilia as empresas em seus objetivos logísticos.

 

Assim, a localização dos galpões influencia o processo logístico e pode significar a diferença entre o bom e o colapso para a sua empresa. A localização implica em múltiplos fatores sistemáticos, críticos para a tomada da decisão, tais como:

Esse galpão atende qual demografia e possui quantos clientes?

Desde a disponibilidade de trabalhadores adequados até a presença de um mercado receptivo para o seu produto, a demografia foi um fator crítico quando escolhemos nossas localizações. Com trabalhadores qualificados e instalações com excelente tecnologia, nós permitimos ao seu negócio reduzir os custos de treinamento e garantir alta produtividade desde o início.

 

Dependendo do tipo e do porte do seu negócio, a existência de um galpão influencia o processo logístico desde a hora da compra do seu produto como também fator decisivo para a escolha. Por isso, os galpões da CAP Logística levam em consideração o mercado-alvo e o contato de nossos clientes com seu grupo demográfico.

A logística da cadeia de abastecimento

Nós consideramos muito os nossos parceiros quando investimos nossa localização logística. Afinal, o planejamento logístico busca sempre entender os fornecedores, as localizações pelas quais eles vão se chocar, para onde enviarão os produtos e quais são seus clientes.

 

Nossa seleção tática é significativa e eficiente, reduzindo custos e tempos de entrega resultantes do transporte. Mais do que isso, também pode tornar seu negócio mais atraente para outros parceiros em potencial.

 

Então, se você for uma grande empresa que recebe mercadorias de fornecedores internacionais ou despacha seu produto para o exterior, saiba que considerar um galpão logístico como o nosso de Paranaguá é essencial pela proximidade com o porto.

Acessibilidade

Por fim, a escolha estratégica do local também deve considerar a acessibilidade do local para entregas e clientes. Uma boa conectividade entre os parceiros da cadeia de suprimentos na forma de rodovias e uma infraestrutura de tráfego local adequada é imprescindível.

 

Mais do que isso, trazer fácil acesso ao nosso depósito, trabalhar com paletes ou contêineres, além de boas estradas de conexão. Além disso, fatores como a velocidade e o volume do tráfego podem reduzir significativamente a se as entregas ocorrerem nos horários de pico.

A  localização dos galpões influencia o processo logístico?

A resposta é sim. Afinal, apenas a localização como fator isolado não é o suficiente.

 

Entretanto, a localização traz esses e outros fatores que trazem benefícios diretos para o seu negócio. O potencial de expansão é muito maior do que apenas a premeditação de escolher um local próximo da sua empresa – como sua melhor escolha.

 

Por isso, há muito o que a ser considerado na hora de escolher seu próximo armazém. Mas, para necessidades específicas como a logística frigorificada, opte por escolher a CAP Logística.

Open chat