Evitando gargalos na armazenagem

Evitando gargalos na armazenagem

Para nós da logística frigorificada, um dos principais passos para nos ater a processos constantes e em pleno vapor é evitar gargalos na armazenagem. Afinal, eles podem afetar todo o desenvolvimento restante da cadeia de suprimentos – e fazer com que nossa confiabilidade esteja em jogo. Por isso é essencial entendê-los e, por conseguinte, resolvê-los.

Evitando gargalos na armazenagem: como é possível?

Um gargalo, em um contexto logístico, é um ponto na empresa onde o fluxo da cadeia de suprimentos é prejudicado ou totalmente interrompido. Efetivamente, o gargalo ocorre quando não há capacidade de trabalhar as situações de forma suficiente de modo a acomodar o volume atual de tráfego.

 

É fácil visualizar a cadeia de suprimentos como um rio, fluindo de um ponto a outro. Ao longo de seu caminho, este rio pode se ramificar em várias afluentes – mas, como a água corrente, qualquer item na cadeia de armazenagem encontrará seu destino. No entanto, assim como uma barragem pode conter o fluxo e diminuir o potencial deste rio, os processos logísticos podem ser sobrecarregados por gargalos.

 

Normalmente, os fenômenos associados à gargalos na armazenagem envolvem o aumento da necessidade do estoque, a ou insuficiência de colaboradores processos para dar conta de uma demanda ou ausência de um estágio na hora da gestão. Mais do que isso, os gargalos na armazenagem ocorrem quando:

Há má gestão do armazenamento

Uma empresa que não monitora sua infraestrutura é incapaz de conhecer se possui capacidade de armazenamento, máquinas ou mão de obra suficiente para novas demandas. Isso ocorre porque muitos gestores não possuem visibilidade de fluxo de tráfego, sem alocar corretamente suprimentos importantes ou expandir espaços.

Falta de estrutura tecnológica

Se uma empresa não corrige seus erros técnicos, como uso de tecnologia defasada, estará colocando todas as suas operações de armazenamento, experiência com o cliente e logística propriamente dita em risco. Então, se as baixas não são feitas de maneiras automáticas ou mesmo o sistema não for constantemente atualizado, pode haver divergência de informações, e, por consequência, armazenamento insuficiente, falta de compromisso com prazos e cancelamentos de serviços constantes.

 

Todos saem perdendo quando não se opta pela realização de um bom serviço.

Um armazenamento inadequado

Hoje, vários níveis de armazenamento estão disponíveis. Mas, se essas camadas são gerenciadas incorretamente, levam a sérios problemas. Uma consulta de um serviço indisponível, a falta de acessibilidade e comunicação de times levam à uma desconexão com toda a cadeia.

 

A logística não pode passar por estes momentos e deve sempre tomar cuidados com seus gargalos. Por isso, ter uma empresa ao seu lado com experiência para identificar os gargalos na armazenagem, isolar essas situações e as resolver por meio de atualizações, estudos é uma atitude integralmente repleta de conhecimento que apenas uma excelente empresa do ramo logístico pode realizar.

Confie na experiência. Confie na CAP Logística

Para que a logística de seus frigorificados não seja um assunto que lhe traga dores de cabeça, você deve contar com a ajuda especializada do time da CAP. Aqui, somos capazes de realizar desde o monitoramento, armazenagem, como também cuidar de assuntos envolvendo gestão do estoque, controle de Shelf lIfe, fifo e giro de estoque.

 

Converse então com o time da CAP Logística e saiba como nós podemos auxiliar no crescimento do seu negócio!

Open chat